[Duelo de Ilustração #02] Qual imagem você mais gostou?
Imagem 1
Imagem 2

10 outubro 2011

A polemica do sistema operacional: Software propietário ou ditadura digital?




Ficheiro:Heckert GNU white.svg
Eu havia visto uma publicação de Richard Stallman sobre a morte de Steve Jobs que dizia que não é bom que ninguém morra mas é bom quando uma "influência maligna" morre. E então isso me motivou a fazer esse texto sobre o Software livre e o não livre.



Você deve estar se perguntando quem é esse louco na foto. Esse é Richard Stallman mas conhecido como criador do movimento do Software Livre. Ontem ele publicou o seguinte: “Steve Jobs, o pioneiro em fazer computadores-prisões parecerem legais, desenvolvidos para separar os tolos de sua liberdade, morreu.
Como o prefeito de Chicago, Harold Washington, falou sobre seu antecessor  corrupto, o prefeito Daley, ‘Não estou feliz que ele está morto, mas me alegra saber que ele se foi’. Ninguém merece morrer – nem Jobs, nem o senhor Bill, nem mesmo pessoas responsáveis por males maiores. Mas todos merecem o fim da influência maligna de Jobs sobre a computação pessoal.
Infelizmente, essa influência continua, apesar de sua ausência. Só podemos esperar que seus sucessores, na tentativa de propagar seu legado, sejam menos eficientes”.


Ficheiro:FSF-Logo.svg
Bom, primeiro vamos a o oque é o software livre. A questão dele ser ou não ser livre tem muito haver com alguns direitos parecidos com direitos autorais, mas que são mais para o lado do desenvolvimento de aplicativos que muitas vezes empresas não permitem modificação sem a devida autorização. Empresas como Microsoft e Apple são as principais empresas criadoras do software proprietário que não pode ser modificado nem alterado. Então em 1985 revoltado com essa ditadura digital, Richard Stallman(foto) fundou a "Free Software Foundation" que é uma fundação que prega totalmente ao contrário dito anteriormente, como por exemplo eliminasse os direitos autorais de distribuição ou desenvolvimento de qualquer tipo de aplicativo eletrônico. Resumindo o software livre é apenas um sistema operacional como o Windows ou Mac OS que apenas tem seu código fonte liberado para qualquer tipo de modificação a desejo do usuário.


Se você analisar bem ambos os lados estão bem corretos. Quando Steve Jobs lançou o primeiro Macintosh sua principal ideia sobre ele era o MacOS apenas funcionasse com ele para que ele tivesse uma performance exemplar. E então o Windows foi um pouco diferente, como a Microsoft não havia um computador próprio o sistema operacional poderia ser usado para qualquer tipo de máquina de menos aquelas preparadas apenas para um sistema. As duas empresas estão corretas quando pensam em preservar suas próprias ideias porém realmente parece uma ditadura digital quando simplesmente não se pode modificar ou alterar o seu modo de usar , o seu estilo e sem direito a vendas é claro, apenas reaproveitando e mantendo para si mesmo aquilo criado através do Software Livre.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...